Extratos de artigo de opinião de Pedro Santana Lopes publicado no Sol de 13 de fevereiro de 2012 (link).
"Não tenho qualquer hesitação em afirmar que é do mais alto interesse nacional que este acordo [AO] seja assumido por toda a comunidade que se exprime oficialmente em português.
Há muitas pessoas que se esquecem do esforço que outros países têm feito para levar outros países nossos irmãos para as respectivas esferas de influência cultural. Estadistas e governantes de formação e ideologia distintas, como Cavaco Silva e Mário Soares, tiveram a noção profunda dessa relevância.
Portugal já perdeu muito tempo, muitas oportunidades, muito dinheiro, muita influência, por se envolver em polémicas estéreis. Nós temos uma identidade cultural com quase um milénio, e não é por mudarem algumas regras ortográficas que essa matriz se dilui.
Temos de estar orgulhosos por falarmos a mesma língua – que é a língua oficial de centenas de milhões de pessoas, tendo estado uma escassa mão-cheia de milhões na origem dessa epopeia cultural.
[...]
A matéria respeita a Portugal e não a um só Governo. Muitos trabalharam para que fosse possível. No que se refere ao Governo que liderei, recordo uma importante cimeira da CPLP em que se deu mais um passo significativo, e na qual participaram Jorge Sampaio, então Presidente, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro. Mas António Guterres, Durão Barroso, José Sócrates e tantos outros também lutaram por esta causa.
Podia dar outros testemunhos do modo como se faz sentir a importância de pertencermos a uma comunidade que partilha a mesma língua oficial. Mas não cabem neste espaço.
Portugal continua a mesma Pátria, apesar de já não se escrever como [no século 19]. A língua portuguesa continuará a ser a ‘língua de Camões’, mas também a de todos os outros poetas que se exprimiram, exprimem e exprimirão em português."
Posts com referência ao Acordo Ortográfico no blog de Pedro Santa Lopes: http://pedrosantanalopes.blogspot.pt/2010/07/coerencia.html http://pedrosantanalopes.blogspot.pt/2008/01/notas-breves-cultura.html http://pedrosantanalopes.blogspot.pt/2007/08/o-acordo-ortogrfico-que-tive-honra-de.html
Mais opinião publicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários com teor ofensivo não serão publicados.